01 agosto 2013

21

Semana Mundial da Amamentação!


Oii, tudo bem com vocês? Entramos na semana mundial da amamentação! Muuuuito importante para quem é mãe e para quem vai ser. Infelizmente muitas mulheres ainda não querem amamentar seus filhos, por medo, por vaidade ou ainda porque ouviu a mãe ou a avó dizendo que criou os 10 filhos com leite em pó e todos cresceram saudáveis. Quem nunca ouviu não é? Mas você sabia que o leite do seu peito é o melhor e mais completo que existe para seu filho? Vou te dar 10 passos para o sucesso da amamentação. 



01. Acredite que não existe leite fraco.
Todo leite é forte e adequado para o bebê até os seis meses de vida. Nessa fase, não precisa de outro alimento. A produção de leite no primeiro dia é pequena, é transparente ou amarelado, chamado colostro. Tem alto valor nutritivo e age como uma vacina protegendo contra doenças.

02. Saiba que quanto mais o bebê mama, mais leite você produz.
Sugar o peito é o que estimula a produção do leite. Por isso não dê chá, água ou outro leite nos seus seis primeiros meses. Começar a mamar desde a sala de parto facilita a descida mais rápida do leite.

03. Coloque o bebê na posição correta para mamar.
Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o bico do peito, mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para a mãe, barriga com barriga. Quando a criança pega o peito corretamente com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranquilamente e a mãe não sente dor. O leite do início da mamada tem mais água e mata a sede; e o do final tem mais gordura matando a fome.

04. Cuide adequadamente das mamas.
Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes das mamadas, evitando o uso de sabonetes. Basta o banho diário. Não use pomadas nem cremes nos mamilos. A exposição das mamas ao sol durante 15 min. pela manhã ajuda a prevenir rachaduras. Troque o sutiã quando estiver molhado. Não use protetores conchas, eles provocam fungos. E não use nenhuma compressa.

05. Retire o leite se as mamas estiverem muito cheias ou quando for necessário.
Retirar o excesso de leite evita o ingurgitamento (obstrução das mamas) e a mastite (inflamação). Quando for preparar os frascos para guardar o leite:
Escolha um frasco de vidro com tampa de plástico; Retire o rótulo e o papel da tampa e lave; Coloque o frasco e tampa em uma panela e cubra-os com água; Ferva por 20 min; Não enxugue! Coloque-os com a boca para baixo em um pano limpo e seco para escorrer; Quando secar feche o frasco e pronto! Está esterilizado.
Para oferecer ao bebê anote na tampa a data da coleta; Você pode completar o frasco com outra coleta do mesmo dia; Deixe um espaço de 2 dedos entre a boca do frasco e a tampa; Para descongelar o leite, coloque o frasco em banho-maria, com o fogo já apagado, não ferva! agite suavemente; O leite congelado deve ser transportado para o banco de leite humano anos de completar 15 dias.  
Fique atenta na validade do leite coletado! Armazenado em temperatura ambiente o leite cru vale 30 min || Na geladeira o leite cru vale 12 horas e pasteurizado 24 horas (degelado) Depois de usado não deve retornar ao congelador ou freezer! || No freezer o leite cru vale 15 dias e  pasteurizado 06 meses.
Se por algum motivo você não puder amamentar, não procure o peito de outra mãe. Procure o Banco de leite, fale com um profissional de saúde! Se você não pôde amamentar só por alguns dias, faça ordenha para seu leite não secar.

06. Nunca use bicos, chupetas ou mamadeiras.
Prejudica a amamentação. As formas de sugar um peito, uma mamadeira, um bico e uma chupeta são diferentes, O bebê pode confundir e passar a mamar errado, sem tirar do peito a quantidade que necessita. Passa a chorar mais, não ganha peso ou desiste de mamar no peito.

07. Tome líquidos, alimente-se e descanse sempre que possível.
Tome líquidos, evite alimentos gordurosos e refrigerantes. Descanse sempre que possível.

08. Só tome medicamento com ordem médica.
Também evite bebidas alcoólicas e cigarro. Tudo que é de ruim no cigarro passa para o leite. Bebês de mães que fumam dormem menos, são mais magros e ficam mais doentes.

09. Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos de idade.
A ciência hoje recomenda que o bebê mame exclusivamente até os 6 meses e continue mamando até os 2 anos ao mesmo tempo que são introduzidos novos alimentos.

10. Conheça os direitos da mãe trabalhadora.
Você tem licença a maternidade de 120 dias no mínimo; Dois descansos remunerados de 30min por dia, quando retornar ao trabalho, para amamentar até os seis meses; Berçário ou creches nos locais de trabalho sempre que a empresa tiver 30 ou mais mulheres trabalhando.


É isso, espero que tenham gostado. Foi grande mas rica em informações (: Obtive todos esses conhecimentos no tempo que passei na Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Maternidade Nossa Senhora da Guia. Faça parte dessa semana mundial da amamentação também! Compartilhe informações, incentive o aleitamento materno e não esqueça dos créditos! até a próxima:*

21 comentários :

  1. O leite materno é maravilhoso e só traz benefício pra criança!Tenho um sobrinho que já está com 7 mêses e ainda não está comendo muita coisa, só se satisfaz de verdade, mamando...rsss!

    Bjs e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom mesmo! que bom pra ele estar assim õ/
      beeijos:*

      Excluir
  2. Oi Lane, tudo bem?

    Nossa! adivinhou meus pensamentos! Eu estava justamente pensando em fazer um post sobre o mesmo tema no meu blog baby! rsrs Não sei se já conhece? http://mamaesbebesecia.blogspot.com/??

    Seu post ficou completo! Parabéns!

    Bjs
    http://pensamentosaoinvento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani :} pois é, nesta semana tive que fazer esta postagem. Seria muito bom ver divulgado o tema nesta semana nao é?
      ainda não conheço, mas ja estou indo conhecer :}}}}
      bjs

      Excluir
  3. gostei do seuu blog das dicas rs seguir meu blog
    sigo de volta da uma passada la http://turmadosfeitosas.blogspot.com.br/
    obrigado pela atençao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela visita. Se gostou do blog é só seguir, retribuo todos que passam por aqui (:
      Por sinal, estou indo te visitar :*

      Excluir
  4. Oi Lane, tô passando aqui de novo só pra avisar que tem um selinho pra ti lá no meu blog...

    Bjs

    http://pensamentosaoinvento.blogspot.com.br/2013/08/selinho-n-2.html

    ResponderExcluir
  5. Muchas Gracias por su comentario!!! en http://fashionprincessmary.blogspot.com.es/

    Adoro tu sitio :)) es bonito!!! gracias por todo , besos desde españa.....

    ResponderExcluir
  6. Oii amore, tem tag para você lá no blog. Beijinhos.
    http://www.tracos-imaginarios.blogspot.com.br/2013/08/respondendo-tag-do-cupcake-nerd.html

    ResponderExcluir
  7. que legal!!
    beijos
    http://www.lynnkumoruna.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Super legal esse post..
    Beijoo e otima semaninha!
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas :) Bjão,
    www.kaoliveira.com

    ResponderExcluir
  10. O leite materno é o único alimento saudável que a criança deve tomar nos seus primeiros dias de vida, Lane post muito importante, Lane passando pra desejar uma ótima semana beijos.
    Blog:Lucimar Estrela da Manhã

    Grupo:Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Me encontre no Pinterest


    ResponderExcluir
  11. oii Rita, parabéns, obrigada por compartilhar comigo, bjs

    ResponderExcluir

Oi, que bom você está aqui, obrigada por sua visita!
Responderei seu comentário na própria página.
Deixe o endereço do seu blog para que eu te visite.
Não entro todos os dias, tenha paciência.
Retribuirei o carinho, visitas e comentários da mesma forma.
Até logo :*

Populaares õ/