18 fevereiro 2013

51

Queimaduras

Vooltei ! Tudo bem com vocês? Bom, geralmente eu faço 4 postagens por mês, no mínimo. Então a partir de hoje, uma dessas quatro postagens será para um quadro de Primeiros Socorros. Infelizmente, a gente nunca sabe o que pode acontecer conosco daqui a pouco, ou com a pessoa ao nosso lado. E como é bom poder ajudar ao próximo e saber resolver uma situação alí na hora não é? Pensando nisso, pensei em passar pra vocês umas dicas de como agir em situações alarmantes. Lembrando que sou técnica em enfermagem, e as postagens aqui são resultados de informações colhidas de aulas, de enfermeiras (minhas professoras), de Bombeiro Militar (meu cunhado) e de livros de atendimento pré-hospitalar pelo corpo de bombeiros e pela samu, pelos que estudo. Lembre-se: Primeiros Socorros são os primeiros cuidados dado para evitar o agravamento até a chegada de um atendimento especializado, então não hesite em socorrer e ligar para o corpo de bombeiros ou a samu. 
Dada a apresentação, vamos ao tema de hoje: Queimaduras!     

Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento do organismo por agentes térmicos, produtos químicos, irradiação e elétrica. A pele tem por finalidade a proteção do corpo contra invasão de microrganismos e a regulação da temperatura. Desta forma, uma lesão produzida no tecido tegumentar irá alterar em maior ou menor grau estes mecanismos, dependendo da área queimada e do grau de queimadura.



Primeiro grau: atinge somente a epiderme. Caracteriza-se por dor local e vermelhidão da área atingida. 




Segundo grau: atinge a epiderme e a derme. Caracteriza-se por dor local, vermelhidão e formação de bolhas d'água.





Terceiro grau: atinge o tecido de revestimento, alcançando o tecido muscular podendo chegar até o ósseo. Caracteriza-se pela pele escurecida ou esbranquiçada e as vítimas podem se queixar de muita dor. Também podem não referenciar dor alguma na área queimada, por ter havido a destruição dos terminais sensitivos.



Tem uma regrinha que se chama regra dos 9, que nos permite estimar a SCTQ (superfície corporal total queimada), a gente calcula a porcentagem atingida de acordo com a extensão da queimadura. É assim:
Cabeça e pescoço: Adulto (9%) Criança (18%)
MMSS (membros superiores): Adulto (18%) Criança (18%)
Tronco anterior: Adulto (18%) Criança (18%)
Tronco posterior: Adulto (18%) Criança (18%)
MMII (membros inferiores): Adulto (36%) Criança (28%)
Genitais: Adulto (1%)

Tratamento em Queimaduras Térmicas
* Retirar parte da roupa que esteja em volta da área queimada.
* Retirar anéis e pulseiras da vítima, para não estrangularem as extremidades dos membros, quando incharem.
* As queimaduras de 1º e 2º graus podem ser banhadas com água em temperatura ambiente para amenizar a dor.
* Não perfurar as bolhas em queimaduras de 2º grau.
* Não aplicar medicamentos nas queimaduras.
* Cobrir área queimada com plástico estéril ou gaze umidecida.
* Se e a vítima estiver consciente, dar-lhe água.
* Evitar (tratar) o estado de choque¹.
* Transportar a vítima com urgência para um hospital especializado.
Atenção! Vítimas de queimaduras com 30% ou mais da área atingida, tendem a apresentar hipotermia severa¹. Após interromper a reação do calor, cubra imediatamente a vítima.
Nos casos de as roupas estarem pegando fogo, a pessoa não deve correr, porque o oxigênio do ar alimenta as chamas e o fogo se alastra. Se estiver sozinha, deve deitar no chão e rolar. Se houver alguém por perto, deve ser deitada e coberta com um cobertor, toalha ou lençol preferivelmente molhados para abafar o fogo. Se não for possível deitá-la, quem a está socorrendo deve jogar água fria de cima para baixo, isto é, da cabeça para os pés, a fim de evitar queimaduras no rosto, brônquios e pulmões. 

Tratamento em Queimaduras Químicas
* Retirar a roupa da vítima impregnada com agente químico.
* Lavar o local afetado com água corrente sem esfregá-lo 5 minutos para ácidos, 15 para álcalis e 15 para cáusticos desconhecidos.
* Se o agente agressor for removê-lo com escova macia ou pano seco, friccionar, irrigando em seguida, conforme recomendado.
* Nos demais casos, proceder como nas queimaduras térmicas.

Observação: Acidentes envolvendo eletricidade², devem considerar a vítima de choque elétrico sempre como vítima de trauma grave, mesmo que não haja sinais extremos que indiquem isto; E devem considerar fios caídos como energizados.

Me lembrei agora quando estagiei, na CQT, que é a área de queimados do hospital geral do estado daqui. Era triste muito doloroso pra aqueles pacientes. Dói muito trocar curativo, dói muito dar banho, dói muito mexer com eles. E a grande parte estava alí por acidentes domésticos, por descuidos com óleo de cozinha, fogos de artifício etc. Então não esqueçam de ter cuidado sempre, os acidentes acontecem onde menos imaginaos. É isso, tentei reduzir ao máximo sem cortar nada, espero que tenham gostado e aprendido, qualquer dúvida ou qualquer sugestão do próximo tema, deixem aqui :} Boa tarde!

¹ Se você não conhece os tipos, sinais e tratamentos de choque, terá uma postagem sobre isso.
² Se você quer saber mais sobre acidentes envolvendo eletricidades e como proceder, comente aqui dizendo que faço uma postagem sobre isso.
- Também tem emergências ambientais, as lesões provocadas pelo calor. Isso será em uma outra postagem.


-xoxo



51 comentários :

  1. Oiii
    Pois é, pensando bem achei melhor tirar. Botei de curiosa mesmo rs.
    Não sei se tu colocou do mesmo jeito q eu, mas eu botei em add gadget e depois só excluí. Também marquei a opção desativar barra lá no site deles, só por garantia.

    Eu também vou tentar de novo naquele grupo, mas simpatizei mais com a União das Blogueiras rs. Só fiquei meio chateada que não responderam minhas dúvidas e nem me aceitaram no grupo do face... Quando ve é pq é muita gente né. Vai saber :P

    Que bom que gostou do look! Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu add assim também. Botei um gadget com um código. Eu exclui esse gadget e até agora nada :/ eeita eu não tinha visto esse desativar barra, botei agora, vamos ver se sai :} kkkk nada pessoal com o gatinho, mas fui curiosa e agora prefiro sem a barrinha mesmo x) rs
      pois é, eu participei da união, da agenda dos blogs e de outros, foram todas muito legais, me aceitaram, divulgaram e tal .. essa BU demora muito, vou só esperar mais porque março ta pertinho, depois se não tiver nenhuma resposta excluo :}
      bjs

      Excluir
  2. Ah, é muito bom saber como agir em casos de queimadura. Eu vivo me queimando rs. Depois vou ler o post todinho, é que agora estou super cansada. Hoje foi o meu primeiro dia de aula na faculdade! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eeita! tome cuidado mulher rsrs ta certo, fique a vontade e descanse :} bjs

      Excluir
  3. OLÁ MINHA LINDA!!! ESTE POSTE É MUITO BOM E MUITO IMPORTANTE. COMPARTILHEI NO GOOGLE+, NO TWITER E NO FACE, POIS ACREDITO QUE DEVEM SER DIVULGADO ESSES PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA AJUDAR MUITA GENTE.

    BJUUUSSSS

    CRIS
    Blog Crescimento Cristão

    Fan Page Cristãos em Construção

    Canal YOUTUBE Crescimento Cristão

    TWITER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eeita que feliz, obrigaada pelo apoio. Teremos muito mais dicas de primeiros socorros aqui, é sempre importante saber o que fazer. bjs

      Excluir
    2. OI LANE!! ESTOU AQUI DE VOLTA AGRADECENDO SUA VISITA.

      BJUUUSSS

      CRIS

      Excluir
  4. Post importante flor
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito instrutivo.
    A gente sempre acha que não vai acontecer.
    É bom estar sempre instruído e preparado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Claudio, saber um pouco mais nunca é demais né? :}

      Excluir
  6. Oi Lane! Muito útil as instruções. É sempre bom sabermos.
    Muito bom o post! Ah, eu vi sua resposta criativa lá naquele blog, na verdade vi ontem, muito legal e criativo mesmo! Parabéns por ter ganhado! ^^
    Bjos!

    Amor Coruja
    Lovely Artes /Fan Page do Blog

    ResponderExcluir
  7. Queimadura é um perigo precismos ficar bastante atento, ás vezes queremos brincar mais de repente a brincadeira pode se transformar em um acidente grave, principalmente em época de festas juninas, natal, fim de ano, boas dicas. Lane fique com Deus beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no Face

    ResponderExcluir
  8. Otimo post, ajuda muito a se proteger! Queimaduras são horriveis, ninguém merece :/
    Tem post novo lá no blog, dá uma olhadinha e se gostar comenta e segue(:
    Blog:http://littlerebellady.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era criança não tinha filtro solar, vivia queimada. Agora me cuido muito. Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post! Retribuindo sua visita! Agradeço por ter gostado do blog e do template HP, como pode ter notado tem algumas coisas em vermelho, é que o template agora vai ser do Red John do seriado O Mentalista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhurum, sei sei .. aah beleza, vou esperar sua volta (:

      Excluir
  11. Oie Lane!

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer por vc ter reservado um tempinho para visitar o meu blog.
    Muito mais que útil essa postagem...como curto muito a área da saúde curto muito essas dicas e informações.

    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. teu blog é muito legal e essa explicação sobre queimaduras e como tratá-las foi muito boa!!obrigada por visitar meu blog amor,seja bem vinda!Tem post novo hj!!bjs

    http://loryleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lorena, tô passando rapidinho, mas depois vou dar uma olhada na postagem ta? bjs

      Excluir
  13. Queimadura... Ai, ninguém merece! :(

    Curte a página do Estante Seletiva, por favor?
    http://www.facebook.com/estanteseletiva

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem :}
    Obrigada, sigo sim, bjs:*

    ResponderExcluir
  15. Ótima dica, me ajudou muito, ao menos ficarei mais esperta se alguém se queimar, assim podendo ajudar. Até mais, www.garota-fashion.com

    ResponderExcluir
  16. Oii tudo bem? vi seu blog na agenda de blogs e estou seguindo, sucesso!
    Queimadura da muito medo depois
    http://aleatoriosempauta.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/pages/Blog-da-Mayara-aleatoriosempauta/135755286579194

    ResponderExcluir
  17. Belas informações importantes sobre queimaduras caso nos deparemos com um caso desse. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  18. Ah obrigada, por sempre visitar meu blog!
    :D

    Nem me fale em queimadura! é horrivel né

    Adoro seu blog, acho seu lay super fofo
    Beijos
    http://cihsato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga Lane
    Muito boa postagem, pois nem sempre sabemos lidar com esse tipo de acidente, pois ficamos nervosos e acabamos sem fazer a ação correta para o momento


    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, informação nunca é demais!
      Obrigada Thiago, bjs

      Excluir
  20. Oi Lane, te indique pra um selinho!
    Passa lá no Jardim
    Beijos
    Sabrina
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá boa tarde! passei para agradecer sua visita ao MP3S BRASIL SHOWS fiquei encantado com tanta criatividade, parabéns! já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas Lane, devemos sim nos cuidar e muito, não só em relação ao fogo mas com o sol que também provoca queimaduras gravíssimas.
    Belo post!

    Passei para te desejar um ótimo final de semana!

    Abraços e carinhos
    My

    ResponderExcluir
  23. Olá,tem uma Tag pra você aqq !! Fiquee a vontade Bjs !!
    http://spacegirls13.blogspot.com.br/2013/02/respondendo-segunda-tag.html#comment-form

    ResponderExcluir
  24. Muito importante essas dicas !
    amei o post :))
    http://bgdeuvontade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Lane, boa tarde, tudo bem?


    Parabéns pelo post, a sua iniciativa de expor assuntos como estes mostram que você realmente "veste a camisa" da profissão!
    Sem contar a contribuição que você dá a sociedade!

    Tenha um ótimo fim de semana!


    Em Cristo,

    CRISTIANISMO EM FOCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Ismael (: visto sim, gosto bastante de repassar as informações que eu sei, ajudar é sempre bom!
      bjão:*

      Excluir
  26. Oi, adorei o post.

    Fiz curso de Brigada de incêndio o primeiros socorros e sei o quão importante são suas instruções. :}
    Parabéns pelo post'' Adorei.

    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eeita que bom, esse ano vou fazer um curso de primeiros socorros também pra que eu possa me especializar mais, é a parte mais importante que eu acho de toda a minha área profissional. (:
      Obrigaada :*

      Excluir

Oi, que bom você está aqui, obrigada por sua visita!
Responderei seu comentário na própria página.
Deixe o endereço do seu blog para que eu te visite.
Não entro todos os dias, tenha paciência.
Retribuirei o carinho, visitas e comentários da mesma forma.
Até logo :*

Populaares õ/